Ortodontia



A ortodontia é uma especialidade odontológica que estuda o crescimento e o desenvolvimento da face e da dentição, assim como seus desvios de normalidade. Ela atua na prevenção, interceptação e correção das más oclusões.

A ortodontia corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem higienizados, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e à doença periodontal.

Dentes mal posicionados também causam uma sobrecarga adicional aos músculos mastigatórios, o que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação temporo-mandibular) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a estética do seu sorriso, podendo prejudicar até mesmo a respiração e a fonação. Os pais devem ficar atentos aos sinais de respiração bucal pois esta pode acarretar sérios problemas futuros se não for corrigida a tempo.

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta com um ortodontista, é indicada uma avaliação assim que os dentes decíduos (dentes de leite) estiverem sendo trocados pelos dentes permanentes. Se os pais observarem alguma alteração antes disso devem consultar um ortodontista.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável. Além disso, os dentes corretamente posicionados tem a possibilidade de durar a vida toda.

Aqui na Crepaldi Odontologia  podemos determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. O estudo de seu caso (incluindo a documentação ortodôntica) é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz para você.

Há algum tempo atrás acreditava-se que a correção ortodôntica era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou que resultados satisfatórios são obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária. Assim sendo, os adultos também podem se beneficiar do tratamento, melhorando assim sua qualidade de vida.

Há a alternativa de utilizar o aparelho convencional metálico ou o aparelho estético, mais discreto, principalmente para os casos de pacientes adultos.

Basicamente, existem dois tipos de aparelhos: o removível e o fixo.

Os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados para a alimentação e higienização e contam com a colaboração do paciente. Entre os aparelhos removíveis mais utilizados temos:  o Mantenedor de Espaço, o Expansor Palatino e os Aparelhos Extra Orais.

Os aparelhos fixos são aparelhos cimentados, que não podem ser retirados para a alimentação. Entre os aparelhos fixos, o mais comum é o corretivo, composto de bráquetes e bandas.

Aparelhos fixos especiais podem ser usados para controlar hábitos parafuncionais, como o de chupar o dedo, por exemplo. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso, quando não há colaboração da criança.

Na Crepaldi Odontologia usamos a ortodontia corretiva aliada à técnica Straight Wire (ou técnica do arco reto). A técnica consiste em bráquetes individualizados e programados para cada dente. Essa técnica permite uma maior agilidade (sessões mais curtas) e maior conforto para o paciente.

A duração do tratamento varia de paciente para paciente e é difícil de se prever. A correção depende de inúmeros fatores, como a resposta biológica individual, o tipo de má oclusão, o tipo de aparelho utilizado e o grau de colaboração do paciente – mas, de maneira geral, o tempo médio varia entre vinte e quatro e trinta e seis meses (exceto para casos mais complexos, como por exemplo pacientes que necessitam de correção ortopédica).

Há, em alguns casos, a probabilidade de ocorrer alterações e acomodações após  finalizado o tratamento. Elas podem estar ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência pode ser controlada e minimizada através de um bom planejamento e da correta utilização das contenções pós-tratamento. Além disso, o paciente deve comparecer aos retornos para o correto acompanhamento do caso após finalizado.

Aqui na Crepaldi Odontologia podemos determinar o aparelho mais adequado para o seu caso.